Em tempos de extremo calor, refrescar o interior da sua casa é uma ordem. Para suprir essa necessidade, surgiu o jardim de inverno em casa. Essa ideia é um projeto inspirado nos já existentes jardins de inverno nos países frios.
Embora o princípio de amenizar o calor seja o propósito do jardim de inverno em casa nos países mais quentes, a ideia original é diferente. Lá a busca por conciliar o concreto com espaços mais verdes dentro de casa impulsionou os amantes da flora. Além de buscar manter a vida vegetal que não consegue sobreviver em épocas de nevasca.
Por outro lado, aqui no Brasil as plantas sofrem com o oposto: o excesso de calor. Por isso, uma dica que damos para amenizar a temperatura, deixar sua casa mais bonita e proporciona mais anos de vida a suas plantas é criar um jardim de inverno em casa.
Portanto, trouxemos algumas dicas para você montar o seu jardim de inverno em casa.
# 4 dicas para você montar o seu jardim de inverno em casa
# Harmonize o jardim com um cômodo da sua casa
Jardim de inverno na sala de estar
O ideal seria colocar plantas em todos os lugares para deixar tudo mais fresco, correto? Mas pense bem, fazendo isso tudo corre o risco de ficar desorganizado e sobrecarregado.
Sendo assim, a dica que damos é escolher um cômodo da sua sala para instalar o seu jardim de inverno em casa.
Normalmente, o lugar escolhido é a sala de estar, onde são colocados os vasos de planta, onde se simula um canteiro no chão, e o teto é vazado, por onde o ar circula. Mas você pode escolher qualquer lugar da sua casa.
# Que tal conciliar um jardim com uma horta?
Jardim de inverno conciliado a horta na cozinha
Primeiramente, é preciso quebrar o mito de que para um plantio ser produtivo ele precisa estar em uma área imensa e estar rodeado de plantas da mesma espécie que a sua.
Inúmeros estudos comprovam que é possível produzir, principalmente, hortaliças em espaços pequenos. Então, que tal você investir em um jardim de inverno em casa que se misture com uma hortinha?
A dica que damos é reciclar materiais, como paletes, e fazer, por exemplo, jardins verticais (opens new window).
Assim, além de deixar o seu ambiente lindo, você ainda tem a disposição legumes e verduras fresquinhas. Outrossim, esse tipo de jardim de hortaliças combina super com o ambiente interior: precisa de pouca luz e temperaturas amenas.
# Reaproveite materiais
Reaproveitando armário para jardim de inverno
Pegando gancho na dica anterior em reaproveitar materiais, que tal usar aquele armário antigo que você não usa mais, e fazê-lo de suporte para a suas plantas? Esse tipo de arranjo combina bastante se você deseja que o seu jardim de inverno em casa tenha uma pegada mais rústica.
# Utilize plantas pendentes
Plantas pendentes
Provavelmente, você já deve ter se encantado com a beleza das suculentas pendentes e das samambaias. Além disso, você deve achar que deve ser muito difícil de cultivá-las.
Essas espécies precisam de sol, porém não em abundância, como é caso dos cactos. Além disso, precisam de climas amenos e água. Essas combinações tornam o jardim de inverno em casa um ótimo lugar para o cultivo dessas espécies.
Existem outras espécies pendentes que também combinam com esse arranjo, como é o caso das jibóias e dos lambari.
# Jardim de inverno em casa
https://www.youtube.com/embed/4oAq7wUDXXA
# Considerações Finais
Construir um jardim de inverno em casa é uma ótima oportunidade de reduzir a temperatura da sua residência, e ainda deixá-la com um ar de elegância e sofisticação. Portanto, é de extrema importância escolher um lugar adequado para instalar esse jardim e espécies que suportam essa condição.