Conheça as plantas usadas em um Jardim Japonês

O Jardim Japonês,  também conhecido como jardim oriental, é muito conhecido pela sua beleza, senso de organização e sensação de paz ao contemplá-lo. Para quem apenas admira não deve pensar que po ...

Conheça as plantas usadas em um Jardim Japonês

O Jardim Japonês,  também conhecido como jardim oriental, é muito conhecido pela sua beleza, senso de organização e sensação de paz ao contemplá-lo.

Para quem apenas admira não deve pensar que por trás dos componentes que estão presentes em todos os jardins, como plantas, terra e enfeites, há uma filosofia ligada ao seu país de origem, o Japão.

Falando na filosofia, vale a pena falar um pouco dela. Essa está relacionada com a organização do jardim e o seu poder contemplativo.

Desse modo, o senso de organização do Jardim Japonês  não é à toa. Ele é justamente projetado para que todas as plantas no espaço sejam valorizados em igual proporção.

Além disso, a filosofia ainda fala que a disposição das plantas também auxiliam os admiradores a entrarem em um estado meditativo.

Sabendo de tudo isso deu até vontade de criar um Jardim Japonês! Mas para isso, precisamos, primeiramente, conhecer as plantas mais utilizadas nesse jardim.

# Quais as componentes do Jardim Japonês?

Jardim Japonês foi originalmente produzido pelos monges budistas. Isso ocorreu na China durante o século VI

Entretanto, os japonês se apaixonaram por esse tipo de jardim e começaram a se aperfeiçoar nas técnicas de fazer jardim, além de começarem a introduzir novos elementos, principalmente ligados a sua cultura.

Sendo assim, os elementos mais utilizados no Jardim Japonês são:

# 1- Lanternas de Pedra

Desse modo, o primeiro elemento do jardim representa a concentração, e dentro do jardim serve para iluminar e clarear a mente e os caminhos.

Sendo assim, esse símbolo é uma referência as luminárias ou Toro, elemento típico dos templos budistas chineses.

# 2- Lagos e Carpas:

O lago é elemento simbólico que evoca a vida, a paz e a pureza a partir da água. Já as carpas são símbolos da fertilidade e prosperidade no Jardim Japonês.

# 3- Ponte ou taiko Bashi:

No contexto do Jardim Japonês as pontes representam a evolução do autoconhecimento. Desse modo, esse elemento é constituído de bambu, o símbolo da adaptação.

# 4- Pedras das cascatas:

Esse elemento é um símbolo parental, onde as pedras verticais representam o pai, e as pedras horizontais simbolizam a mãe.

# Plantas usadas

Por fim, as pedras espelhadas representam os filhos.

O quinto elemento principal do Jardim Japonês são as plantas. Nesse tipo de jardim você encontrará uma diversidade de espécies. Tais como:

# 1- Bambus:

Primeiramente, é válido ressaltar que essa espécie é utilizada como um tipo de ornamentação.

Dessa forma, podemos encontrar o bambu curvado no jardim, em direção ao lago. Portanto, essa disposição representa uma reverência a quem contempla o Jardim Japonês.

# 2- Arbustos e Árvores Perenes:

Os arbustos podem ser utilizados as margens de um caminho.

Os arbustos podem ser utilizados as margens de um caminho.

As árvores e arbustos são espécies muito importantes no jardim. Elas representam o silêncio e a eternidade.

Portando, podemos encontrar espécies de pinheiro-buda, pitosporo, tuias, azaleia de grande porte e nandina.

# 3- Flores Perfumadas:

Flores perfumadas deixam um aroma refrescante no seu jardim japonês.

No jardim as flores são uma das principais espécies. Portanto, as principais flores perfumadas usadas são a  Magnólia, Pitospóros, pinheiro, azaleias.

# 4- Sakura ou Cerejeira- Japonesa-rosa:

Sakura perde suas flores no outono, produzindo um solo colorido.

Sakura perde suas flores no outono, produzindo um solo colorido.

Essa árvore em específico é um elemento muito tradicional no jardim. Sendo assim, na época do seu florescer há uma festança para comemorar o ciclo do vegetal. Sendo assim, a sua simbologia representa justamente o início de um novo ciclo.

# 5- Momji ou Acer:

Plantas de porte médio, a acer produz flores rosadas.

Plantas de porte médio, a acer produz flores rosadas.

Já esta árvore representa a passagem do ciclo temporal.

# Conheça mais sobre os jardins japoneses

https://www.youtube.com/embed/IR3FRJdZU7w