Como falamos no nosso texto anterior, as orquídeas existem a bastante tempo, o suficiente para existirem diversas espécies. Dentro desse contexto, é importante que você conheça as principais espécies de orquídeas para adequar o seu manejo, como saber a quantidade de regas, tipo de substrato e aeração.
Esse conhecimento é de suma importância para a sobrevivência das suas orquídeas. Por isso, hoje trouxemos um guia que te explicará as principais características sobre as principais espécies de orquídeas.
# Breve alerta!
Breve alerta!
Antes de começarmos a falar propriamente dita das orquídeas é necessário explicamos que é de suma importância conversarmos sobre as características botânicas das plantas, como nome científico e família. Isso porque essas características nos dizem bastante sobre as necessidades das plantas, o clima etc. Então, não se assuste se você encontrar uns nomes estranhos no texto.
# ∘ Brassia
Pertencente a América Central, a Brassia se desenvolve em clima temperado e frio.
A primeira orquídea da nossa listinha é conhecida cientificamente como Brassia verrucosa Lindley. Ela pertence a família das Orchidaceae. E como boa pertencente dessa família, ela é originada na América Central. Desse modo, essa planta está acostumada com três principais climas: um quente, temperado e frio. Porém, ela se desenvolve melhor em ambientes mais úmidos.
Sendo assim, você terá três opções de vasos para plantar: fibra de coco, plástico e cerâmica. Entretanto, independente da sua escolha é recomendado que você use o musgo sfagno, para reter a umidade.
Além disso, é necessário que você conheça as principais espécies de orquídeas e suas especificidades nutricionais. Para a Bassia você precisará adubá-la com NPK na época de floração na proporção 10-10-10. Para tanto, dilua esse adubo em um a dois copos de água e aplique durante a rega.
# ∘ Chuva de ouro
Os encantos dos tons de amarela da chuva de ouro.
A orquídea Chuva de Ouro é bastante conhecida pela sua beleza e exuberância, e principalmente pela sua coloração amarelada, que dá o seu nome popular chuva de ouro. Essa espécie é conhecida cientificamente como Oncidium variconsum, e é considerada uma planta epífita, ou seja, são plantas que vivem sobre outras para aproveitar luminosidade.
Para que você conheça as principais espécies de orquídeas inteiramente é necessário sabermos de onde elas vem. Normalmente, essa espécie é originária da América Tropical. Por isso, é bastante encontrada no Brasil, no norte da Argentina e no Paraguai.
As pétalas da chuva de ouro possuem um formato peculiar.
Essa espécie precisa de muita umidade e luminosidade a meia sombra. Sendo assim, precisará ser irrigada com frequência. Uma ótima alternativa para a rega frequente é escolher vasos que retenha a umidade, como de fibra de coco e de cerâmica.
# ∘ Brasileira maxilaria
A maxilaria é uma espécie brasileira e que precisa de sombreamento para se desenvolver.
Também chamada pelos botânicos de Maxillaria rupestris, a maxilaria é uma planta originalmente do Brasil. Ela possui diversas formas e cores.
Para cultivá-la de forma adequada é preciso que você conheça as principais espécies de orquídeas e suas especificidades. Por exemplo a maxilaria precisa de sombreamento 40%. Você deve cultiva-la em ambiente interno contanto que ela consiga luz solar pela manhã.
Ela requer cuidados específicos como adubação antes floração e muita umidade.
Como precisa de muita umidade , use recipientes feito de cerâmica vazada ou de fibra de coco, mas não pode ficar encharcada. Além disso, você tem que ficar atento a adubação, que deve acontece antes da floração. O adubo deve ser diluído em 200 ml de aguá na proporção de 4-14-8 de NPK
# ∘ Olho-de-Boneca
A olho de boneca, diferentemente das demais orquídeas apresentadas aqui, possui uma floração restrita a 30 dias.
Apelidada pelos botânicos como Dendrobium nobile, a olho de boneca é uma planta epífita. Para que suas flores durem aproximadamente 30 dias é necessário que você conheça as principais espécies de orquídeas e suas especificidades.
Por exemplo, a olho de boneca ama uma temperatura amena e bastante umidade. Logo, vale a pena regar com abundância no verão. Além disso, deixe sua planta em um local arejado e com muita luz.
Para tanto, tenha cuidado na rega
Outrossim, realize adubações periódicas durante o crescimento em tamanho. O adubo é uma fórmula de NPK na proporção 10-10-10, que deve ser diluído em água e acrescido a planta por meio de regas.
# ∘ Rodriguezia
A orquídea véu de noiva em um vaso feito de fiba de coco e casca de árvores
Também conhecida como Rodriguezia venusta, a véu de noiva é popularmente conhecida como uma espécie de orquídea epífita de porte pequeno. Por isso, sua altura não passa de 20 cm de altura.
Para cultivá-la não esqueça de deixá-la sombreada a 70%. O seu substrato deve ser propício a filtragem de água. Por isso, incorpore fibra de coco, cascas de árvores ou troncos mortos ao substrato.
Não esqueça de adubá-la com bokashi e adubos próprio para orquídeas.
A irrigação deve ser regular, mas sem encharcar a planta. Além disso, não esqueça da adubação, que deve ser feita com bokashi e adubos próprios para orquídeas.
# ∘ Mini-chocolate
Com seus tons de amarelo com marrom, a Oncidium Croesus realmente lembra um mini chocolate.
As orquídeas mini chocolate tem como nome científico Oncidium croesus. Ela é uma mini orquídea nativa do Brasil.
Desse modo, como originada aqui ela adora muita luz, mas não é qualquer luz. Por isso, a coloque para pegar o sol da manhã e do fim da tarde. Além disso, não esqueça de sombreá-la em 50%.
Além disso, atente-se para o tipo de vaso. Elas preferem vasos pequenos de cerâmica ou fibra de coco. Isso porque são ótimas opções que drenam o substrato e mantêm a umidade idela necessária.
Além disso, você tem que ficar atento a adubação, que deve acontece antes da floração. O adubo deve ser diluído em 200 ml de aguá na proporção de 4-14-8 de NPK.
https://www.youtube.com/watch?v=7nk4_2SpiFA&ab_channel=AgrobandOficial
Se aprofunde e conheça as principais espécies de orquídeas
Vamos conhecer mais? Você já conhece as principais espécies de orquídea e suas especificações para cultivo. Então, vamos descobrir um pouco mais sobre o universo. Principalmente, sobre o uso de orquídeas no paisagismos, e como essas diferem entre si. Para isso, assista o vídeo acima.