Conheça as principais espécies de Orquídeas

Como falamos no nosso texto anterior, as orquídeas existem a bastante tempo, o suficiente para existirem diversas espécies. Dentro desse contexto, é importante que você **conheça as principais esp ...

Conheça as principais espécies de Orquídeas

Como falamos no nosso texto anterior, as orquídeas existem a bastante tempo, o suficiente para existirem diversas espécies. Dentro desse contexto, é importante que você conheça as principais espécies de orquídeas para adequar o seu manejo, como saber a quantidade de regas, tipo de substrato e aeração.

Esse conhecimento é de suma importância para a sobrevivência das suas orquídeas. Por isso, hoje trouxemos um guia que te explicará as principais características sobre as principais espécies de orquídeas.

# Breve alerta!

Breve alerta!

Breve alerta!

Antes de começarmos a falar propriamente dita das orquídeas é necessário explicamos que é de suma importância conversarmos sobre as características botânicas das plantas, como nome científico e família. Isso porque essas características nos dizem bastante sobre as necessidades das plantas, o clima etc. Então, não se assuste se você encontrar uns nomes estranhos no texto.

#Brassia

Pertencente a América Central, a Brassia se desenvolve em clima temperado e frio.

Pertencente a América Central, a Brassia se desenvolve em clima temperado e frio.

A primeira orquídea da nossa listinha é conhecida cientificamente como Brassia verrucosa Lindley. Ela pertence a família das Orchidaceae. E como boa pertencente dessa família, ela é originada na América Central. Desse modo, essa planta está acostumada com três principais climas: um quente, temperado e frio. Porém, ela se desenvolve melhor em ambientes mais úmidos.

Sendo assim, você terá três opções de vasos para plantar: fibra de coco, plástico e cerâmica. Entretanto, independente da sua escolha é recomendado que você use o musgo sfagno, para reter a umidade.

Além disso, é necessário que você conheça as principais espécies de orquídeas e suas especificidades nutricionais. Para a Bassia você precisará adubá-la com NPK na época de floração na proporção 10-10-10. Para tanto, dilua esse adubo em um a dois copos de água e aplique durante a rega.

# ∘ Chuva de ouro

Os encantos dos tons de amarela da chuva de ouro.

Os encantos dos tons de amarela da chuva de ouro.

A orquídea Chuva de Ouro é bastante conhecida pela sua beleza e exuberância, e principalmente pela sua coloração amarelada, que dá o seu nome popular chuva de ouro. Essa espécie é conhecida cientificamente como Oncidium variconsum, e é considerada uma planta epífita, ou seja, são plantas que vivem sobre outras para aproveitar luminosidade.

Para que você conheça as principais espécies de orquídeas inteiramente é necessário sabermos de onde elas vem. Normalmente, essa espécie é originária da América Tropical. Por isso, é bastante encontrada no Brasil, no norte da Argentina e no Paraguai.

As pétalas da chuva de ouro possuem um formato peculiar.

As pétalas da chuva de ouro possuem um formato peculiar.

Essa espécie precisa de muita umidade e luminosidade a meia sombra. Sendo assim, precisará ser irrigada com frequência. Uma ótima alternativa para a rega frequente é escolher vasos que retenha a umidade, como de fibra de coco e de cerâmica.

# ∘ Brasileira maxilaria

Descubra a maxilaria, e Conheça as principais espécies de Orquídeas

A maxilaria é uma espécie brasileira e que precisa de sombreamento para se desenvolver.

Também chamada pelos botânicos de Maxillaria rupestris, a maxilaria é uma planta originalmente do Brasil. Ela possui diversas formas e cores.

Para cultivá-la de forma adequada é preciso que você conheça as principais espécies de orquídeas e suas especificidades. Por exemplo a maxilaria precisa de sombreamento 40%. Você deve cultiva-la em ambiente interno contanto que ela consiga luz solar pela manhã.

Conheça as principais espécies de Orquídeas

Ela requer cuidados específicos como adubação antes floração e muita umidade.

Como precisa de muita umidade , use recipientes feito de cerâmica vazada ou de fibra de coco, mas não pode ficar encharcada. Além disso, você tem que ficar atento a adubação, que deve acontece antes da floração. O adubo deve ser diluído em 200 ml de aguá na proporção de 4-14-8 de NPK

# ∘ Olho-de-Boneca

Conheça as principais espécies de Orquídeas

A olho de boneca, diferentemente das demais orquídeas apresentadas aqui, possui uma floração restrita a 30 dias.

Apelidada pelos botânicos como Dendrobium nobile, a olho de boneca é uma planta epífita. Para que suas flores durem aproximadamente 30 dias é necessário que você conheça as principais espécies de orquídeas e suas especificidades.

Por exemplo, a olho de boneca ama uma temperatura amena e bastante umidade. Logo, vale a pena regar com abundância no verão. Além disso, deixe sua planta em um local arejado e com muita luz.

Para tanto, tenha cuidado na rega

Para tanto, tenha cuidado na rega

Outrossim, realize adubações periódicas durante o crescimento em tamanho. O adubo é uma fórmula de NPK na proporção 10-10-10, que deve ser diluído em água e acrescido a planta por meio de regas.

# ∘ Rodriguezia

A orquídea véu de noiva em um vaso feito de fiba de coco e casca de árvores

A orquídea véu de noiva em um vaso feito de fiba de coco e casca de árvores

Também conhecida como Rodriguezia venusta, a véu de noiva é popularmente conhecida como uma espécie de orquídea epífita de porte pequeno. Por isso, sua altura não passa de 20 cm de altura.

Para cultivá-la não esqueça de deixá-la sombreada a 70%. O seu substrato deve ser propício a filtragem de água. Por isso, incorpore fibra de coco, cascas de árvores ou troncos mortos ao substrato.

Rodrigueza possui muitas florações

Não esqueça de adubá-la com bokashi e adubos próprio para orquídeas.

A irrigação deve ser regular, mas sem encharcar a planta. Além disso, não esqueça da adubação, que deve ser feita com bokashi e adubos próprios para orquídeas.

# ∘ Mini-chocolate

conheça as principais espécies de orquídeas

Com seus tons de amarelo com marrom, a Oncidium Croesus realmente lembra um mini chocolate.

As orquídeas mini chocolate tem como nome científico Oncidium croesus. Ela é uma mini orquídea nativa do Brasil.

Desse modo, como originada aqui ela adora muita luz, mas não é qualquer luz. Por isso, a coloque para pegar o sol da manhã e do fim da tarde. Além disso, não esqueça de sombreá-la em 50%.

Além disso, atente-se para o tipo de vaso. Elas preferem vasos pequenos de cerâmica ou fibra de coco. Isso porque são ótimas opções que drenam o substrato e mantêm a umidade idela necessária.

Além disso, você tem que ficar atento a adubação, que deve acontece antes da floração. O adubo deve ser diluído em 200 ml de aguá na proporção de 4-14-8 de NPK.

https://www.youtube.com/watch?v=7nk4_2SpiFA&ab_channel=AgrobandOficial

Se aprofunde e conheça as principais espécies de orquídeas

Vamos conhecer mais? Você já conhece as principais espécies de orquídea e suas especificações para cultivo. Então, vamos descobrir um pouco mais sobre o universo. Principalmente, sobre o uso de orquídeas no paisagismos, e como essas diferem entre si. Para isso, assista o vídeo acima.