Cultivo de Ipê

Considerado um das árvores mais bonitas, existem vários Tipos de Ipês. O Ipê é uma árvore do gênero Tabebuia, pertencente à família Bignoniaceae, e pode ser encontrada em seu estado nativo em todo o B ...

Cultivo de Ipê

Considerado um das árvores mais bonitas, existem vários Tipos de Ipês. O Ipê é uma árvore do gênero Tabebuia, pertencente à família Bignoniaceae, e pode ser encontrada em seu estado nativo em todo o Brasil.

Aliás, há muitos séculos, o ipê - também chamado de pau-d'arco no Norte - é apreciado tanto pela excelente qualidade de sua madeira quanto por seus efeitos ornamentais, decorativos e até medicinais.

# Quais são os tipos de Ipês?

Os mais conhecidos do gênero Tabebuia são:

Ipê Amarelo

Ipê Branco

Do gênero Handroanthu

Ipê Rosa

Ipê Roxo

Gostaria de saber mais sobre assuntos relacinados? Leia nosso artigo Flores Comestíveis (opens new window)

A madeira de ipê é muito valorizada. Pela sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira dura. Outra vantagem é que pode resistir à umidade. Desta forma, sua madeira é utilizada na construção civil e naval (produção de quilha), na construção de pontes, na fabricação de postes e travessas, tábuas de assoalho, vigas, vigas, bengalas e muitos outros. O ipê também é plantado em parques e jardins, proporcionando arborização urbana.

Tenha mais ideias e inspirações de flores, platas, árvores e tudo sobre jardinagem (opens new window)

# Ipê pode ser cultivado em vasos?

Não só o Ipê, como também outras árvore, tipo Hortênsia, Limoeiro, Românzeiras podem ser plantadas em vasos. Para isso, segue as nossas dicas abaixo.

  • Procure por vasos mais resistentes e longos.
  • A terra mais orgânica possível
  • Regue regularmente
  • Tenha paciência, elas tendem a demorar para crescer

Lembrando que são árvores grandes, o ideal é um espaço considerável para ela poder desabrochar.

Aliás, muito cultivadas em quintais, calçadas e jardins elas tendem a cair suas folhas espalhadas pelo chão fazendo um lindo tapete colorido.

O ipê é alto, bem copado e na época da floração tem uma peculiaridade: é totalmente desprovido de folhas. Elas dão lugar às flores - amarelo-ouro, branco ou roxo - que pintam lindos pontos coloridos nas paisagens do país. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é bonita, marrom-oliva ou marrom-avermelhada e com veios resinosos mais escuros. As folhas aparecem após o período de floração com 5 a 7 folíolos. No entanto, no inverno, a árvore fica totalmente despojada de folhas e flores.

Tapete de Flores Ipê

.