Jardinagem: como fazer compostagem

A jardinagem é uma atividade muito prazerosa e que nos proporciona muitos benefícios, além de ajudar a manter a casa e o jardim bonito. No entanto, ela pode ser ainda mais prazerosa e benéfica se apre ...

Jardinagem: como fazer compostagem

A jardinagem é uma atividade muito prazerosa e que nos proporciona muitos benefícios, além de ajudar a manter a casa e o jardim bonito. No entanto, ela pode ser ainda mais prazerosa e benéfica se aprendemos a fazer compostagem.

A compostagem é o processo de decomposição de materiais orgânicos em composto, ou seja, um excelente fertilizante natural para as plantas. E o melhor: é um processo completamente natural que utiliza micro-organismos para decompor os resíduos.

Para fazer compostagem, você vai precisar de:

- 1 balde de plástico ou 1 caixa de madeira;

- 1 colher de sopa de terra;

- 1 pedaço de teia de arame;

- 1 colher de chá de farinha de osso;

- 1 colher de chá de casca de ovo;

- Resíduos orgânicos (restos de frutas, vegetais, cascas de ovos, etc.);

- Água.

O primeiro passo é limpar bem o balde ou a caixa de madeira que você vai usar. Depois, coloque no fundo da caixa o terra, a farinha de osso e a casca de ovo. A terra vai servir de alimento para os micro-organismos, a farinha de osso vai ajudar na decomposição e a casca de ovo vai dar rigidez à mistura.

Após isso, acrescente os resíduos orgânicos e cubra-os com água. Coloque o pedaço de arame na boca da caixa para que a água não escape.

Pronto! Agora é só esperar. Você pode colocar a caixa em um local ensolarado ou em um lugar fresco e ventilado. O importante é não deixar a caixa exposta ao sol direto, pois isso pode prejudicar o processo de decomposição.

Após alguns dias, você vai notar que os resíduos orgânicos foram completamente decompostos e que a mistura está mais escura e com um cheiro mais agradável. Neste momento, é hora de colocar o composto na planta.

Para colocar o composto na planta, basta retirar a parte superior da terra e, com cuidado, colocar o composto na raiz da planta. Após isso, basta cobrir a planta com a terra.

É importante salientar que o composto deve ser utilizado com moderação, pois, se usado em excesso, pode prejudicar a planta. Portanto, use o composto apenas uma vez por semana e cuidado para não exagerar.

Assim, você pode ter um jardim mais bonito, além de ajudar a manter o ambiente limpo.