Sustentabilidade no jardim

Sustentabilidade vem sendo cada vez mais um tema abordado nas rodas de conversa, nas aulas de ciências e até mesmo nos noticiários. Não é à toa que esse tema esteja cada vez mais presente na nossa vid ...

Sustentabilidade no jardim

Sustentabilidade vem sendo cada vez mais um tema abordado nas rodas de conversa, nas aulas de ciências e até mesmo nos noticiários. Não é à toa que esse tema esteja cada vez mais presente na nossa vida, afinal, a sustentabilidade é um dos pilares para que possamos manter o planeta Terra como um lugar habitável para as gerações futuras.

Na hora de pensar em sustentabilidade, muitas pessoas acabam associando o termo à questões relacionadas à meio ambiente, como a poluição, o aquecimento global e o desmatamento. Mas a sustentabilidade vai muito além disso. A sustentabilidade é um conjunto de ações que devem ser adotadas para que possamos viver de forma mais consciente, cuidando não só do meio ambiente, mas também das pessoas e dos animais.

Quando pensamos em jardim, logo imaginamos um espaço verde, com plantas e flores. Mas o jardim sustentável é muito mais do que isso. O jardim sustentável é aquele que é planejado de forma a minimizar o impacto ambiental, utilizando produtos naturais e evitando o uso de substâncias químicas.

Para que um jardim seja sustentável, é importante que sejam feitas algumas escolhas eco-friendly, como o uso de materiais recicláveis e a utilização de plantas nativas, que são aquelas que são originárias da região e já estão adaptadas às condições climáticas locais.

outra dica é a utilização de compostagem, que é um processo natural de decomposição de materiais orgânicos, como restos de frutas e vegetais, cascas de ovos, papelão e papel. A compostagem é uma ótima forma de adubo natural para as plantas, além de ser uma forma sustentável de reciclagem.

Pensar em um jardim sustentável é cuidar do planeta, das pessoas e dos animais. É uma forma de contribuir para um futuro melhor, para nós e para as gerações futuras.