Orquídeas: como cultivá-las com sucesso

As Orquídeas são uma das plantas mais populares do mundo, e crescem bem em climas tropicais. No entanto, é possível cultivá-las com sucesso em climas temperados, desde que se tomem alguns cuidados esp ...

Orquídeas: como cultivá-las com sucesso

As Orquídeas são uma das plantas mais populares do mundo, e crescem bem em climas tropicais. No entanto, é possível cultivá-las com sucesso em climas temperados, desde que se tomem alguns cuidados especiais.

Por serem plantas que gostam de ambientes úmidos, é importante que o solo seja bem drenado. A drenagem pode ser facilitateda acrescentando-se areia grossa ao substrato. Outra alternativa é cultivar as orquídeas em vasos, usando uma mistura especial para plantas epífitas.

A exposição à luz também é fundamental para o bom crescimento das orquídeas. Elas devem ser colocadas em locais onde recebam luz indirecta durante a maior parte do dia.

As orquídeas também precisam de um ambiente bem arejado. Por isso, é importante evitar colocá-las em lugares onde haja muito tráfego de pessoas ou onde possam ser atingidas pelo ar quente da saída de um forno.

Para manter a umidade do ambiente, é recomendado usar um pulverizador de água, que deve ser aplicado duas vezes ao dia. No entanto, é importante não deixar que a água fique acumulada na folhagem, pois pode ocasionar o apodrecimento das mesmas.

Por serem plantas que crescem em ambientes tropicais, as orquídeas precisam de um clima quente para se desenvolverem bem. Por isso, é importante mantê-las longe de correntes de ar frio e de ambientes com muita umidade. O ideal é mantê-las em ambientes com temperaturas entre 20 e 25 graus Celsius.

Como as orquídeas são plantas que necessitam de muita água para seu desenvolvimento, é importante irrigá-las diariamente. No entanto, é importante evitar encharcar o solo, uma vez que isso pode causar o apodrecimento das raízes. A água da irrigação deve ser bem drenada.

As orquídeas também precisam de fertilização para seu bom crescimento. A frequência da fertilização deve ser de aproximadamente duas vezes por mês. No entanto, é importante usar uma concentração baixa de fertilizante, pois a planta pode ficar queimada com uma concentração alta.