O jardim vertical é uma excelente opção para quem quer adicionar um toque verde à sua casa ou apartamento, porém não tem muito espaço disponível. Um jardim vertical moderno e sofisticado pode transformar com elegância qualquer ambiente em uma verdadeira obra de arte.
Esse tipo de jardim também é conhecido como "green wall" (parede verde, em inglês), pois são criados a partir de painéis de madeira, tecidos ou materiais sintéticos instalados na parede e cobertos com plantas. O resultado final deve ser, além de muito bonito, prático e ecológico.
O principal objetivo de se criar um jardim vertical moderno e sofisticado é adaptar o espaço escolhido às necessidades da planta, escolhendo o melhor material, substrato e nutrientes para sua salubridade.
A primeira etapa para montar um jardim vertical moderno é escolher bem o local de instalação. É recomendável que o ambiente tenha muita luz solar, para garantir um desenvolvimento saudável das plantas. Uma vez definido o local, é hora de pensar na estrutura e nos materiais.
A escolha do tipo de estrutura vai depender da quantidade de plantas e do espaço disponível. Existem diversos modelos no mercado, desde sistemas de embutir, prateleiras, até caixas de madeira, metal ou plástico. Tudo vai depender da finalidade e do estilo do ambiente.
Outro fator importante a ser considerado é a escolha dos materiais. Os preferenciais são materiais resistentes às intempéries como o aço inoxidável, alumínio ou plásticos reforçados. Os materiais sintéticos são os mais práticos, pois podem ser descartáveis, leves e laváveis, mas também são os menos resistentes.
Depois de escolher o melhor material para o jardim, é hora de preparar o substrato. É aconselhável usar um substrato solto, para que as raízes possam ter acesso à água e aos nutrientes, além de ser menos propenso a fungos e bactérias indesejáveis. Os materiais indicados são a areia, terra vegetal misturada com lascas de madeira, casca de pinus, entre outros.
Na hora de escolher as espécies de plantas para seu jardim vertical moderno e sofisticado, opte por aquelas que apresentam folhas coloridas e flores adaptadas ao clima local. Plantas mais resistentes a secas e pragas também são boas opções. Atenção: Não escolha espécies invasoras.
Todas as plantas devem ser regadas com frequência, embora seja sempre bom evitar encharcar o substrato. É recomendável, ainda, adubar periodicamente as plantas para potencializar seu crescimento.
Uma forma de manter o jardim bonito é realizar a poda com frequência. Essa tarefa vai manter a altura e a densidade das plantas, além de retirar todas as folhas secas ou doentes.
Para complementar o visual, você pode usar pedras decorativas, cerâmicas ou velas, por exemplo.