4 ideias para montar o seu jardim de inverno em casa

4 ideias para montar o seu jardim de inverno em casa

Em tempos de extremo calor, refrescar o interior da sua casa é uma ordem. Para suprir essa necessidade, surgiu o jardim de inverno em casa.  Essa ideia é um projeto inspirado nos já existentes jardins de inverno nos países frios.

Embora o princípio de amenizar o calor seja o propósito do jardim de inverno em casa nos países mais quentes, a ideia original é diferente. Lá a busca por conciliar o concreto com espaços mais verdes dentro de casa impulsionou os amantes da flora. Além de buscar manter a vida vegetal que não consegue sobreviver em épocas de nevasca.

Por outro lado, aqui  no Brasil as plantas sofrem com o oposto: o excesso de calor. Por isso, uma dica que damos para amenizar a temperatura, deixar sua casa mais bonita e proporciona mais anos de vida a suas plantas é criar um jardim de inverno em casa.

Portanto, trouxemos algumas dicas para você montar o seu jardim de inverno em casa.

4 dicas para você montar o seu jardim de inverno em casa

Harmonize o jardim com um cômodo da sua casa

Jardim de inverno na sala de estar
Jardim de inverno na sala de estar

O ideal seria colocar plantas em todos os lugares para deixar tudo mais fresco, correto? Mas pense bem, fazendo isso tudo corre o risco de ficar desorganizado e sobrecarregado.

Sendo assim, a dica que damos é escolher um cômodo da sua sala para instalar o seu jardim de inverno em casa. 

Normalmente, o lugar escolhido é a sala de estar, onde são colocados os vasos de planta, onde se simula um canteiro no chão, e o teto é vazado, por onde o ar circula. Mas você pode escolher qualquer lugar da sua casa.

Que tal conciliar um jardim com uma horta?

Jardim de inverno conciliado a horta na cozinha
Jardim de inverno conciliado a horta na cozinha

Primeiramente, é preciso quebrar o mito de que para um plantio ser produtivo ele precisa estar em uma área imensa e estar rodeado de plantas da mesma espécie que a sua.

Inúmeros estudos comprovam que é possível produzir, principalmente, hortaliças em espaços pequenos. Então, que tal você investir em um jardim de inverno em casa  que se misture com uma hortinha?

A dica que damos é reciclar materiais, como paletes, e fazer, por exemplo, jardins verticais.

Assim, além de deixar o seu ambiente lindo, você ainda tem a disposição legumes e verduras fresquinhas. Outrossim, esse tipo de jardim de hortaliças combina super com o ambiente interior: precisa de pouca luz e temperaturas amenas.

Reaproveite materiais

Reaproveitando armário para jardim de inverno
Reaproveitando armário para jardim de inverno

Pegando gancho na dica anterior em reaproveitar materiais, que tal usar aquele armário antigo que você não usa mais, e fazê-lo de suporte para a suas plantas? Esse tipo de arranjo combina bastante se você deseja que o seu jardim de inverno em casa tenha uma pegada mais rústica.

Utilize plantas pendentes

Plantas pendentes
Plantas pendentes

Provavelmente, você já deve ter se encantado com a beleza das suculentas pendentes e das samambaias. Além disso, você deve achar que deve ser muito difícil de cultivá-las.

Essas espécies precisam de sol, porém não em abundância, como é caso dos cactos. Além disso, precisam de climas amenos e água. Essas combinações tornam o jardim de inverno em casa um ótimo lugar para o cultivo dessas espécies.

Existem outras espécies pendentes que também combinam com esse arranjo, como é o caso das jibóias e dos lambari.

Jardim de inverno em casa

Considerações Finais

Construir um jardim de inverno em casa é uma ótima oportunidade de reduzir a temperatura da sua residência, e ainda deixá-la com um ar de elegância e sofisticação. Portanto, é de extrema importância escolher um lugar adequado para instalar esse jardim e  espécies que suportam essa condição.