5 ideias para jardins realmente pequenos

5 ideias para jardins realmente pequenos

Um jardim é um ambiente ótimo para manter a temperatura agradável e deixar o local mais relaxante e ameno. Não é necessário ter um grande espaço em casa para construir um, e é pensando nisso que trouxemos para você 5 ideias para jardins realmente pequenos.

Se você mora em um apartamento e deseja manter um contato próximo com a natureza, ou possui uma casa com pouco espaço para essa atividade, siga nossas ideias que, com certeza, o seu ambiente terá um toque especial!

1 – Horta pequena em vasos

Hortas em pequenos espaços são uma boa opção.

Está ficando bastante popular o cultivo de sementes de frutas, legumes e ervas em vasos pequenos para consumo próprio. A praticidade dessa ideia é que você pode colocar os vasos onde achar melhor, mudando a composição de tempos em tempos, ou de acordo com as estações do ano.

Apenas atente-se para não acabar plantando sementes que tem um desenvolvimento melhor em espaços maiores, pois se colocá-las em um vaso pequeno, pode não vingar.

Outra ideia muito prática para plantar em vasos pequenos são os cactos. Com um sistema de retenção de umidade maior, não é necessário aguar frequentemente. A única exigência é que as mudas tomem bastante sol.

2 – Jardim suspenso

Sabe aquele local na sua casa: pode ser uma varanda, ou uma parede na sala de visitas que está sem decoração alguma? Pois bem, que tal construir um jardim suspenso? Estão em alta ultimamente e ajudam a dar um toque elegante e aconchegante ao ambiente.

Apenas atente para não colocar muita água nos vasos, pois se isso acontecer, é provável que a planta não retenha tudo e acabe deixando vazar uma certa quantidade de água.

3 – Bougainville

Essa é para quem dispõe de mais espaço em casa e deseja criar um ambiente mais intimista e confortável para a família! Os bougainvilles consistem em jardins que ficam suspensos em construções de madeira e/ou cimento.

São ótimos para oferecer sombra a um espaço no quintal, sendo possível até ir mais longe e colocar outros acessórios para incrementar o ambiente: um balanço, uma rede ou até mesmo mesas pequenas para reuniões com a família e amigos.

4 – Cultivo de plantas verticalmente em um muro

Se você deseja criar um espaço elegante na sua casa, mas não tem condições ou não sabe como criar plantas, uma opção legal é o cultivo de plantas verticalmente no muro de casa.

Normalmente, utilizam-se plantas de fácil manutenção, como por exemplo arbustos, onde o único cuidado especial é mantê-las sempre aguadas.

5 – Jardim corredor

Sabe aqueles espaço na lateral da sua casa, que não possui nenhum tipo de adorno? Você pode reaproveitá-lo e construir seu próprio jardim nele!

Os jardins localizados na lateral da casa melhoram a ventilação do ambiente e deixam o lugar mais bonito e elegante.

Aposte em plantas altas e de folhas longas, fazendo sempre a manutenção para que as folhas estejam bonitas sempre.

Dicas Jardins Pequenos

Considerações Finais

Depois dessa, não tem mais desculpa para não montar agora mesmo aquele jardim na sua casa! Não importa o tamanho, basta usar a criatividade!