Como montar um lindo jardim iluminado?

Como montar um lindo jardim iluminado?

Já pensou em ter um jardim para contemplar também durante a noite? O jardim iluminado estão se tornando uma tendência cada vez mais recorrente no design de interiores, uma vez que traz a combinação certeira entre sofisticação e delicadeza.

Para você que é amante da natureza e gostaria de dar um up no visual da sua casa, o jardim iluminado é uma ótima opção.

Para lhe auxiliar na escolha da melhor iluminação para o seu ambiente, e quais arranjos se adaptam de maneira mais eficiente a essa finalidade, trouxemos algumas dicas para você. Vem conferir!

Observe

Ornamentação de plantas e iluminação
Ornamentação de plantas e iluminação

Dê uma boa olhada no local onde você planeja colocar o jardim iluminado e observe qual o melhor ângulo para as luzes ficarem, ou qual a melhor cor para a parede, já que a intenção é causar um contraste que seja harmônico para os olhos e cause uma boa impressão durante a noite.

Qual iluminação você deseja?

iluminação diferenciada traz mais charme ao seu jardim.
iluminação diferenciada traz mais charme ao seu jardim.

Essa é uma pergunta importante, tendo em vista que no mercado podemos contar com uma opção extensa de lâmpadas e suas cores. Tenha sempre em mente o item anterior, já que o intuito, como dito, é criar um espaço aconchegante e harmonioso.

Portanto, veja a posição que irá colocá-las, se as mesmas estarão apontando direta ou indiretamente para os arranjos. Escolha com cautela e, se preciso, peça a ajuda de um design de interiores.

Cor

A cor da iluminação interfere diretamente nas sensações ao admirar i jardim.
A cor da iluminação interfere diretamente nas sensações ao admirar i jardim.

Primeiramente, é válido ressaltar que a escolha da iluminação é importante. Porém, mais importante ainda é Esse é escolher a cor da iluminação.

A depender dos arranjos que você escolhe, a iluminação errada, pode acabar deixando o ambiente com um aspecto desagradável – fugindo totalmente do seu objeto. Então, veja se prefere lâmpadas de iluminação mais fria ou quente, e pense também onde irá colocá-la, para que a luz não prejudique o crescimento e florescimento das plantas.

Uma dica é basear-se na impressão que você deseja passar para o ambiente: se quer deixá-lo mais agradável aos olhos, se deseja clarear o aposento e dar um ar mais enérgico, etc.

LED

Uso de led's no seu jardim iluminado
Uso de led’s no seu jardim iluminado

Se você ainda não sabe, as lâmpadas de LED tendem a consumir bem menos energia e, nesse sentido, serem mais viáveis quando o assunto são projetos de jardim iluminado. Além disso duram muito, o que é duplamente positivo para o seu bolso.

Evite lâmpadas halogênicas, pois estas tendem a aquecer as mudas e acabar queimando as folhas, o que seria muito ruim para o seu projeto de jardim iluminado. Caso esteja considerando utilizar uma opção mais ecológica, existem as lâmpadas de energia solar. 

Use a sua criatividade

A criatividade acrescenta no resultado final do seu jardim iluminado
A criatividade acrescenta no resultado final do seu jardim iluminado

Com todos os preparativos feitos para a produção do seu jardim iluminado, é hora de colocar em prática! Teste possibilidades de posições para as lâmpadas: no solo, penduradas, dentro dos arranjos. Uma outra opção de teste é investir em um jardim iluminado em paletes , unindo um tendência da jardinagem com a sofisticação da iluminação.

Solte a sua imaginação, e procure deixar o ambiente com a sua cara. Caso prefira, chame um profissional, de modo que possa garantir um trabalho mais especializado e seguro.

Iluminação no jardim

Considerações Finais

Sendo assim, para a construção de um lindo jardim iluminado é preciso considerar muitos fatores. Um dos principais fatores a levar em conta são as iluminações, como os fatores cor e tipo de lâmpada. Porém, além disso é necessário também dar enfoque nas ornamentações vegetais. Por isso, escolha plantas que lhe agradem e seja esteticamente bonitas.