Como fazer um jardim japonês em casa?

Como fazer um jardim japonês em casa?

Como mencionamos no artigo anterior, fazer um jardim japonês em casa não é uma tarefa difícil. Sendo assim, o mais importante é você consiga transmitir a ideia central do jardim.

Se você se lembrar, a ideia principalmente do jardim é a filosofia de guiar o observador em um momento de profunda meditação ao contemplar o jardim japonês.

Para tanto, é necessário enquadrar os artefatos em seus devidos lugares para atingir o objetivo. Portanto, hoje trouxemos um artigo para te ajudar a construir um jardim japonês no seu quintal ou até na sua varanda.

Quais os elementos para fazer um jardim japonês?

Pedras, Bambu, Lanternas de pedra são alguns dos elementos do jardim japonês.
Pedras, Bambu, Lanternas de pedra são alguns dos elementos do jardim japonês.

Para fazer um jardim japonês você vai precisar de pedras, lanternas de pedra, lagos e carpas, ponte ou Taiko Bashi e muitas plantas.

Todos esses elementos são fundamentais para construir um jardim de sucesso. Isso porque cada elemento tem um significado específico na filosofia do jardim. Para saber um pouco mais sobre isso, você pode acessar este artigo

Como organizar tudo isso?

Fontes de água também são bem vindas no jardim.
Fontes de água também são bem vindas no jardim.

Além de já termos falado sobre o significado de cada elemento, também já mencionamos que a organização de todos os elementos do jardim japonês são de suma importância.

Portanto, é necessário que todos os elementos tenham um destaque no todo. Mas como fazer isso?

 Dicas para montagem 

Caminhos de pedra dão um ar contemplativo ao seu jardim.
Caminhos de pedra dão um ar contemplativo ao seu jardim.

A primeira dica que damos é tentar montar tudo com muita maturidade. Isso significa tentar ao máximo simular a natureza, ou seja, sem deixar rastros grosseiros que houve modificação humana.

A próxima dica está relacionada a disposição das pedras no seu jardim . Nesse contexto, você tem duas possibilidades: fazer um caminho de pedras uniformes, ou um caminho de pedras com pedras irregulares e mais afastadas.

Em seguida, devemos dar uma atenção a água para fazer um jardim japonês. Esse elemento não pode faltar de maneira alguma. Para utilizá-la de forma a ornar com o resto, recomendamos que você faça um lago artificial.

Por fim, falaremos das lanternas e plantas. Esses dois elementos são necessários para dar um charme ao seu jardim

As lanternas irão deixar o seu jardim usável para meditação no período da noite. Já as plantas irão embelezar o local e deixá-lo cheiroso, principalmente pelo uso de flores perfumadas 

Dicas de Jardim em casa

Considerações finais

Fazer um jardim japonês não é uma tarefa complicada. Para isso, devemos organizar todos os elementos do jardim de forma a dar o mesmo grau de importância a todos. Por isso, invista na produção do seu jardim e comece a meditar.