Como fazer um jardim de inverno pequeno?

Como fazer um jardim de inverno pequeno?

Quais plantas devem ser colocar no seu jardim de inverno pequeno? Essa é uma das principais perguntas de quem busca inserir um jardim desse porte em casa. 

A busca por um jardim de inverno pequeno tem aumentado visto que esse design de interior tem ganhado mais amantes. Isso é motivado pelo ar inovador e sofisticado que esse projeto proporciona.

Um outro ponto que garante o jardim interno como um dos queridinhos, é que o seu objetivo é proporcionar um ambiente que permita ter contato com a natureza mesmo estando no centro de uma cidade.

Pensando em você, que mora em apartamentos mas ama o contato com a natureza, trouxemos este artigo que busca te ajudar a como fazer um jardim de inverno pequeno.

O que é um jardim de inverno pequeno?

Os jardins de inverno pequeno são uma ótima forma de decorar sua casa.-
Os jardins de inverno pequeno são uma ótima forma de decorar sua casa.-

Também chamado de jardim interno, o jardim de inverno pequeno é um jardim perfeito para pequenos espaços. Ele busca manter o contato da sua residência com a natureza, mesmo estando a quilômetros de distância da natureza, e proporciona um ambiente mais aconchegante e refrescante. 

Esse tipo de jardim é perfeito para ornar com seu ambientes para estudo, para salas de estar, quartos, dentre outros cômodos da sua casa ou apartamento. 

Como decorar o seu jardim de inverno pequeno?

Invista em várias espécies para o seu jardim interno.
Invista em várias espécies para o seu jardim interno.

O jardim de inverno pequeno é uma das formas de decoração e harmonização de ambientes mais escolhidas entre os paisagistas. O motivo é que é uma forma prática e simples de transformar o ambiente.

Porém, é válido ressaltar que é necessário ter cuidado na hora de organizar o jardim interno em espaços reduzidos. Nesses espaços, preze por preenchê-lo com o essencial.

Entretanto, caso decida fazer o contrário, o seu espaço ficará com aparência ainda mais reduzida.

Escolha um local

A escolha do local para o seu jardim é essencial.
A escolha do local para o seu jardim é essencial.

Como mencionamos anteriormente, o jardim de inverno pequeno pode ser adaptado a todo e qualquer ambiente. Por isso, o primordial é escolher um espaço para instalar o seu jardim.

Normalmente, o locais mais escolhidos são cozinha, sala de estar, abaixo de escadas e corredores.

Porém, independente da sua escolha, o espaço escolhido deve conter uma passagem de ar, de preferência que seja o teto. Para isso, o teto do espaço deve ser vazado.

Quais plantas escolher?

Escolha plantas que aturem pouca luz e espaço.
Escolha plantas que aturem pouca luz e espaço.

Tenha em mente que o seu jardim de inverno pequeno é um espaço limitado, tanto de espaço quando de luz solar. Dessa forma, o aconselhável é que escolha plantas que se adaptam a ambiente com pouco iluminação e que sobrevivam no interior.

Dentre as plantas que preenchem esses requisitos são: espada de São Jorge, Comigo-ninguém-pode, palmeiras raphi e lírio da paz. 

Uma outra opção para esses espaço, caso não goste muito de plantas do tipo, é apostar na montagem de hortas. As hortaliças são espécies que se adaptam a essas condições. 

Abuse na decoração

A decoração é uma ótima forma de deixar o seu jardim autêntico.
A decoração é uma ótima forma de deixar o seu jardim autêntico.

Em seguida, depois de escolher o local e posicionar as suas plantas sempre sobra alguns espaços vazios. Esses espaços do jardim de inverno pequeno  pode ser ocupado com algumas decorações. 

Dentre as opções para decoração encontram-se as pinturas de parede com acabamentos diferenciais. Além disso, é possível apostar  em caminhos de pedras, lareira ecológica e vasos.

Dicas jardim de inverno pequeno

Considerações Finais

Os jardins de inverno pequeno é uma ótima opção para manter o contato com a natureza mesmo morando em espaços reduzidos e no centro da cidade.

Sendo assim, para investir neste tipo de jardim é super fácil. Lembre-se de escolher plantas que se adequem ao ambiente de pouca luz. Outrossim, não se esqueça de deixar a criatividade solta e apostar em muitas decorações para deixar o seu espaço mais aconchegante.