Jardim de Inverno Perfeito – Dicas

Jardim de Inverno Perfeito – Dicas

Um Jardim de Inverno Perfeito depende da organização e dos itens escolhidos para a sua composição. Basicamente, um jardim de inverno é construído em uma parte interna da casa, onde é possível receber luz solar, e onde o ar pode circular.

De modo geral, o jardim de inverno é uma ótima opção para decorar espaços pequenos. Além disso, os jardins de inverno são uma perfeita escolha para quem não abre mão de manter o contato com a natureza, mesmo estando no centro dos concretos da cidade.

Sendo assim, hoje traremos um artigo supercompleto sobre como montar um jardim de inverno perfeito. Para isso, traremos dicas, modelos, tipos de plantas ideais, e claro, muitas fotos para te inspirar. Vamos lá?

O que é um jardim de inverno perfeito?

Primeiramente, devemos reforçar que o conceito de perfeição é algo subjetivo. Ou seja, pode ser que o seu modelo de perfeição seja bem diferente do meu. Mas de modo geral, a perfeição se baseia em dois conceitos: a organização e a harmonia.

Portanto, na hora de imaginar o seu jardim de inverno perfeito mentalize esses dois conceitos e como eles funcionam para você. Desse modo, podemos discutir o que compõe um jardim de inverno.

Em um bom jardim de inverno não pode faltar:

  1. Plantas suspensas
  2. Cactos
  3. Luz solar
  4. Umidade
  5. Jarros diversos
  6. Luminárias
  7. Espaço vazado para circulação de ar

Sendo assim, o sucesso do seu jardim de inverno está justamente em organizar esses elementos, entendidos como básicos de um jardim, de forma a harmonizá-los.

Se você deseja saber mais sobre como montar o seu jardim de inverno perfeito dentro de casa, você pode conferir este artigo.

Que plantas são ideais para o seu jardim de inverno?

Antes de escolher as suas plantas, é válido pensar um pouco sobre o seu local de instalação do jardim. Dessa forma, temos, então três opções de locais;

  • Os espaços ensolarados

Esses são caracterizados por receber sol durante boa parte do dia. Portanto, são ideais para plantas que necessitam de luz solar por maior tempo, como por exemplo os cactos.

  • Os espaços de meia sombra

Esses espaços são caracterizados por receber luz solar durante uma parte do dia. Portanto, são ideais para plantas não tão exigentes de sol, como é o caso das hortaliças.

  • Os espaços de sombra

Por fim, esses espaços são caracterizados por receber pouca luz, ou nenhum durante o dia. Portanto, tornam-se ideais para plantas que se adaptam a um clima mais úmido e com pouca incidência solar, como é o caso das samambaias.

Então, qual planta escolher?

Vamos por partes! Sendo assim, comecemos, então, com uma lista de plantas que vão amar ficar no sol no seu jardim de inverno perfeito :

  • Jade
  • Carpete Dourado
  • Planta Fantasma
  • Aortia

A seguir, temos uma listinha de plantas que amam ambientes de meia sombra:

  • Orquídea;
  • Bromélia;
  • Samambaia;
  • Espada de São Jorge;
  • Palmeira leque;

A seguir, temos uma listinha de plantas que adoro ambientes de plena sombra:

  • Árvore da Felicidade
  • Ciclanto
  • Camedorea-elegante

E as plantas artificiais?

Plantas artificiais só em último caso, hein?
Plantas artificiais só em último caso, hein?

Bom, se o seu objetivo é continuar próximo da natureza, ter um espaço de paz e harmonia, plantas artificiais são uma péssima escolha para o seu jardim de inverno perfeito.

Por outro lado, se você sabe que não terá muito tempo para cuidar das suas plantas, ou acha que o seu ambiente ainda não é totalmente adequado para o crescer e o desenvolver de plantas, então parte para as plantas artificiais.

Porém, a dica que te damos é: cuide de plantas vivas. Mesmo se o seu apartamento for muito pequeno, há sempre aquela janela que pega um sol danado. Esse espaço é perfeito para os seus cactos e demais plantas que amam sol.

Seja adepto da diversidade!

Diversidade de cactos é uma ótima opção para o seu jardim de inverno.
Diversidade de cactos é uma ótima opção para o seu jardim de inverno.

Vamos te dar uma última dica para construir um jardim de inverno perfeito e de sucesso: adote a diversidade do seu jardim.

Assim, como grandes áreas de cultivo, o seu jardim não é homogêneo. Portanto, mesmo se ele for um ambiente de pleno sol, é possível adaptá-lo para plantas de meia sombra ou de sombra total.

Então, como fazer isso? Você pode investir em plantas de grande porte para aproveitar a sombra dessas. Ou você pode criar um sistema de cultivo com sombreado.

O cultivo sombreado é uma técnica empregada na agricultura, principalmente quando o cultivo é relacionado a hortaliças, como o coentro. Para o desenvolvimento desse sistema, basta que você aplique um sombritte, uma tela da cor preta, que possui variações de malha. Essas variações permitem ou impedem a entrada de sol.

Quais plantas devo evitar no Jardin de inverno?

Se você deseja ter um lindo jardin de inverno, é super válido antes de começar a montar o seu, ter conhecimento de quais são os tipos de plantas que não se adaptam a ambiente fechado, afinal jardim de inverno pequeno ou grande só é bonito com a vegetação bem verdinha.

  • Babosa
  • Lambari Roxo
  • Aspargo
  • Tradestraia Tricolor
  • Pelargonium
  • Dipladenia
  • Suculenta.

Devem ficar longe do seu jardim de inverno, são plantas que dependem do sol para viver.

Decorando Jardim de Inverno

A decoração do jardim de inverno, é feita de acordo com o gosto de cada pessoa, abuse na iluminação e nas pedras, elas fazem total diferença. Um jardim de inverno simples ou até mesmo um pequeno jardim de inverno, jardim interno ou externo sendo bem decorado com lâmpadas de led focadas nas folhagens, da um ar de sofisticação no paisagismo.

Milhares de modelos de jardins são procurados para modificar totalmente um ambiente, por exemplo existem jardim de inverno na cozinha e jardim de inverno no quarto. As plantas do jardim de inverno favorecem qualquer ambiente com um jardim inverno simples.

Mas como fazer um jardim de inverno?

Já esta preparado(a) para montar o seu jardim? abaixo separamos um passo a passo do inicio ao fim.

1° Analise em qual local irá fazer o jardim, o ideal seria onde tem ventilação como, próximo de portas e janelas.

2° Importante fazer a medição de toda área, assim você tem total ciência da quantidade correta que irá precisar.

3° Faça orçamentos para ter em mente o quanto precisara gastar

4° Escolha as plantas e os acessórios, veja algumas referências conforme foram citadas a cima para compor seu jardim perfeito.

E se eu não tiver espaço para um jardim de inverno?

Uma ótima opção, são os jardins suspensos, é ideal para quem não tem muito espaço, porém consegue dominar as paredes com lindas opções de jardins.

Dicas de Jardins de Inverno

Para essa modalidade você só ira precisar de suportes para pendurar as

plantas, e a sua criatividade.

Se for esse seu caso, você pode algo mais aqui: Jardim de Inverno Suspenso

Considerações Finais

Para manter um Jardim de Inverno Perfeito é preciso muita dedicação e conhecimento. É por isso que é necessário estudar bastante o seu espaço antes de montar o seu jardim.

Por isso, observe que tipo de ambiente é o seu, ensolarado, meia sombra ou sombra total. Após isso, foque em escolher as plantas e organizar o seu jardim.