Como montar um Jardim em Paletes?

Como montar um Jardim em Paletes?

Com a quarentena é preciso buscar outras formas de entretenimento. Portanto, uma das formas encontradas é o cultivo de plantas em pequenos espaços e da jardinagem. Dentro desse contexto, dando enfoque a jardinagem, é comum que esses cultivos busquem o reaproveitamento de peças como garrafas pets e embalagens de produtos. E atualmente, há o reaproveitamento de peças de madeira na jardinagem, o famoso jardim em paletes.

Desse modo, há o surgimento de uma nova forma de organização do cultivo: o jardim em paletes. Os paletes, como você já deve saber, são pedaços de madeira que juntos formam um caixote. E esses, por sua vez, são usados em decorações e fabricação de móveis o geral.

Portanto, neste artigo iremos falar um pouco sobre os jardins com paletes. Aqui você encontrar algumas ideia de como montar o seu jardim utilizando os paletes.

Um pouco sobre os paletes...

Os variados modos de usar paletes.
Os variados modos de usar paletes.

Também conhecidos como pallets, essas peças de madeira são muito utilizadas em galpões, mercados, feiras e comércio.

Logo, nesses ambientes os paletes são aproveitados para carregar produtos de uma só vez. Aposto que você deve ter um móvel de palete na sua casa

Entretanto, ainda nesses espaços o palete acaba por ter uma utilidade momentânea, já que após uma única vez de uso ele já é descartado. Sendo assim, os galpões, mercados, feiras e comércio são ótimos espaços para você conseguir os paletes por um preço bom, ou até de graça.

Ideias para montar o seu jardim em paletes

Se você dê uma breve pesquisada sobre formas de utilizar paletes para montar o seu jardim em paletes, verá que existem várias opções.

Dessa forma, vendo esse contingente de opções, decidimos te apresentar alguns modelos para facilitar a sua escolha na hora de montar o seu jardim.

Jardim vertical ou suspenso

Jardins verticais são ótimos para pendurar vasos de plantas ornamentais.
Jardins verticais são ótimos para pendurar vasos de plantas ornamentais.

Essa opção é uma ótima forma de cultivar um jardim em espaços pequenos. Para construí-los, você pode utilizar os paletes acoplados à parede de forma suspensa.

Sendo assim, os espaços entre as vigas do palete podem ser reaproveitados acoplando vasos de plantas ou garrafas pets para, uma forma de improvisar vasos e reaproveitar materiais.

Jardim horizontal de palete

Jardim em paletes horizontal. Uma ótima forma de simular canteiros em pequenos espaços.
Jardim em paletes horizontal. Uma ótima forma de simular canteiros em pequenos espaços.

Além da forma citada acima, outra forma de você fazer o seu jardim em paletes é deixá-lo na horizontal, ou seja no chão. Para tanto, você pode forrar as laterais e a parte inferior do palete com plásticos ou pedaços de madeira de modo a vedar os vãos do próprio pallet.

Desse modo, você poderá simular canteiros e plantar suas flores, cactos e até mesmo hortaliças neste pequeno espaço.

Invista na customização

Paletes modificados para jardinagem
Paletes modificados para jardinagem

Os paletes por serem construídos rusticamente com pedaços de madeira não possuem um bom acabamento. Portanto, possuem algumas farpas, não são envernizados e muito menos pintados.

Sendo assim, uma forma de deixar o seu jardim em paletes a sua cara recomendamos que você invista na customização. Para tanto, será necessário tratar a madeira, para enfim pintar. Aqui você também pode lançar mão da criatividade, desmontar o móvel e remontá-lo no padrão desejado.

Jardim de Pallet

Considerações Finais

Montar jardins e cultivar hortaliças é uma atividade que você pode fazer. Principalmente durante a pandemia, o jardim em palete tem sido uma válvula de escape para muitos quarenteners.

Desse modo, uma forma muito proveitosa de você ajudar o meio ambiente, por meio da reciclagem de materiais, e se ajudar é construindo jardins de paletes verticais. Nesse artigo, falamos um pouco sobre essa modalidade de cultivo que está se tornando cada vez mais popular.

Os preços dos paletes de madeira podem variar de acordo com a sua região, mas não se desanime, nem todo mundo reaproveita para utilizá-los em casa, então você pode encontrar alguém que os tenha mas não queira usar.

Dica extra: Se você quer ter plantas no interior de casa, onde tem pouca luz, os paletes também ficam lindos em ambientes fechados, como banheiros grande e até corredores internos.