Descubra as flores do campo para usar na decoração

Descubra as flores do campo para usar na decoração

Você provavelmente já deve ter ouvido falar das flores do campo, seja quando o assunto era os arranjos de buquê de noivo ou paisagismo de ambientes interiores.

De fato, esse assunto é bem famoso e corriqueiro. Porém, para falar dos tipos de flores do campo, é necessário entendermos antes o que elas são.

Em seguida, entendendo este conceito, podemos conversar sobre os tipos dessas flores, bem como utilizá-las, seja no dia a dia ou em um evento especial.

O que são as flores do campo?

As flores do campo são espécies de flores que crescem espontaneamente, ou seja, sem nenhum tipo de interferência humana, seja de cunho positivo ou negativo.

Esta espécie de plantas são conhecidas botânica mente como plantas espontâneas. Desse modo, esse grupo de flores não é domesticado.

Sendo assim, como toda e boa planta não domesticada, as flores possuem mecanismos adaptativos que favorecem a sua permanência no ambiente. 

Por exemplo podemos citar o desabrochamento das flores de forma assíncrona, ou seja, as flores do campo de mesma espécie não desabrocham ao mesmo tempo. Isso garante que a espécie continue no ambiente por mais tempo.

Outro fator primordial para a sucessão dessa espécie é a vistosidade de suas pétalas. Logo, podemos encontrar no campo diversas flores de variados tons, como flores  do campo amarela, rosa e branca.

Portanto, com essa infinidade de cores e sua alta resistência as intempéries do tempo e do espaço, é que as flores do campo são uma ótima alternativa para enfeites, como buquês e jarros. 

Para que usar as flores do campo?

Como mencionado, graças a sua variedade de cores, é possível usar flores do campo para montar buquês, coroas, arranjos de flores do campo, dentre outros. 

Além disso, como são fáceis e baratas de achar, elas podem ser utilizadas a qualquer época do ano para fazer inúmeras coisas. Para tanto, basta ter criatividade e conhecer quais são as principais flores utilizadas.

Quais as principais flores do campo?

Por serem flores não domesticadas a sua variedade é enorme, já que a polinização, troca de gametas, é mais aleatória no campo do que em um ambiente controlado.

Sendo assim, postaremos a seguir as principais flores do campo utilizadas para montar buquês rústicos, ou não, e utilizadas no paisagismo de ambientes interiores.

Áster

As flores dessa espécie possuem caules longos, pétalas finas e várias colorações. Desse modo, com essas características, as áster podem ser confundidas com as margaridas 

Porém, diferentemente dessa espécie, as áster são mais baratas. Sendo assim, a áster pode ser usada em arranjos volumosos junto com outras espécies ou em vasos solitários.

Entretanto, se o seu negócio é ter sempre essa flor em natura, vale a pena investir no seu cultivo. Para tanto, você deverá  intercalar entre sol pleno e meia sombra. A floração se dá nos meses de verão e outono.

Azaléias

As azaléias são flores que possuem floração volumosa, cores intensas e aparência inovadora. Embora possua uma variedade de cores, as azaléias são comumente encontradas nas cores brancas, rosas, vermelhas e roxas.

Por outro lado, se você pensa em plantar esta belezura, saiba que não terá muitas dificuldades, podendo, até, plantar  a azaléia em vasos, canteiros e jardins. Mas fique atento, elas precisaram de muito sol, para só florescer no inverno.

É por essa facilidade em encontrá-la que essa espécie é bastante utilizada na construção de arranjos e buquês. Em casa, as azaléias podem marcar presença em vasos, canteiros e jardins.

Centáureas

As Centáureas são flores reconhecidas pela sua coloração azulada e floração durante a primavera e verão. Ao contrário das demais flores faladas até agora, nenhuma tinha sido considerada um problema. Entretanto, a  centáureas é a exceção.

Por muito tempo essa espécie  foi considerada praga de plantações pelo seu crescimento rápido e sem grandes cuidados.

Atualmente, a mesma pode ser utilizada no paisagismo, na construção de buquês e até em pratos, já que trata-se de uma Planta Alimentícia Não Convencionais, PANCS.

Portanto, se você está pensando em cultivá-la para a sua alimentação ou para outros fins lembre-se: coloque-a em local com muito luz solar.

Inspirações – Arranjo com Flores do Campo

Considerações Finais

Embora estigmatizadas e combatida fortemente com o uso de pesticidas, atualmente encontramos muitos usos para as plantas espontâneas. Entretanto, essa guerra ainda não acabou. Portanto, é de extrema importância compartilharmos esse tipo de conhecimento sobre o uso das flores do campo.