Jardim Vertical na Cozinha sem Gastar Muito

Jardim Vertical na Cozinha sem Gastar Muito

O jardim vertical na cozinha é o xodó de quem cultiva plantas em pequenos espaços. Isso porque além de refrescar o ambiente, esse tipo de jardim dá um charme a mais nas paredes da sua casa.

Mas você deve pensar que instalar uma espécie de jardim como esse deve sair muito caro. Porém, este artigo vai te mostrar o contrário: é possível sim construir um jardim vertical na cozinha sem gastar muito.

Para isso, preparamos algumas dicas que vão te encher de criatividade e te motivar a construir o seu jardim na sua cozinha.

Você conhece o conceito de jardim vertical?

A relação entre a cozinha e o jardim vertical.
A relação entre a cozinha e o jardim vertical.

Primeiramente, vamos definir o que é um jardim vertical. Esse tipo de jardim é construído verticalmente, seja diretamente a parede ou anexando vasos a uma estrutura secundária.

A primeira opção para você concretizada essa ideia é colocar apenas um suporte para que plantas trepadeiras, por exemplo, possam ter sustentação no crescimento. Já o segundo é normalmente confeccionado colocando pedaços de madeira ou paletes a parede.

Dessa maneira, essa disposição do jardim é perfeita para espaços pequenos e ambientes internos. Sendo assim, sobra mais espaço no piso para brincar com a disposição dos móveis e montar o espaço aconchegante e que garanta o contato com a natureza.

Dentro desse contexto, uma opção arquitetônica é a montagem de um jardim vertical na cozinha.

Seguindo as nossas dicas a seguir, você pode brincar com a decoração da sua cozinha.

Alterne entre espécies

Cultivo de diversas variedades.
Cultivo de diversas variedades.

Uma boa maneira de diversificar o seu jardim vertical na cozinha é cultivando uma grande variedade de espécies. O cultivo consorciado de espécies é uma ótima forma de se prevenir das pragas, visto que esse tipo de plantio se auto protege.

Ou seja, plantas como pimenta e feijão, quando plantadas em um mesmo ambiente, secretam substâncias que repelem o surgimento de pragas, e dificilmente o cultivo não será produtivo.

Portanto, a dica que damos é pesquisar, primeiramente, que espécies podem ser cultivadas juntas, e elaborar um croqui de como você deseja instalar o seu jardim vertical na cozinha.

Cultive temperos

Cultivo de temperos para deixar sua comida mais gostosa.
Cultivo de temperos para deixar sua comida mais gostosa.

Nada é melhor do que possuir a sua soberania alimentar. Isso significa que você, primeiro, sabe a proveniência do seu alimento, e segundo, sabe a qualidade deles e não depende de terceiros para obter a sua alimentação.

Dentro desse contexto, que é de suma importância incentivar o cultivo de plantas, e principalmente, hortaliças e temperos. A introdução desses alimentos na sua rotina alimentar te trará benefícios a saúde. 

Então , por que não começar a cultivar essas espécies no seu jardim vertical na cozinha? Portanto, invista em plantar sementes de temperos, como alecrim, orégano, pimenta, manjericão etc

Essas espécies são plantas de pequeno porte, e são ideais para o seu espaço reduzido de cozinha, e ótimas em quase todos os pratos da culinária cotidiana brasileira.

Além disso, um outra dica que damos é identificar os seus vasos de planta. Para isso, você pode fixar um adesivo de lousa preta, e escrever com giz o nome da planta, como mostrado na imagem acima.

Reutilize

Reutilizando materiais para cultivo de temperos.
Reutilizando materiais para cultivo de temperos.

Se você é leitor assíduo deste blog, deve percebe que falamos bastante nos 3 R, reduzir, reutilizar e reciclar.  Isso só reflete um dos preceitos da agricultura, que é o uso consciente de insumos. Entenda insumos como sementes, vasos etc.

Sendo assim, neste texto não seria diferente. A dica que damos, especialmente para o jardim vertical na cozinha é o uso de paletes. Mas claro, antes de colocá-lo na parede e fixar as plantinhas, higienize o móvel.

É de suma importância esse processo de higienização porque trata-se do cultivo de alimentos, e estes, posteriormente irão temperar os seus pratos. Por isso, nada mais justo do que cuidar da higiene desses temperos.

Ideias de jardim na cozinha

Considerações Finais

Cultivar temperos não é uma tarefa difícil, e muito menos demanda muito dinheiro. Sendo assim, investir em um jardim vertical na cozinha é uma ótima forma de iniciar o cultivo de temperos em espaços pequenos.