Mini Orquídeas – Conheça e aprenda a cuidar

Mini Orquídeas – Conheça e aprenda a cuidar

As mini orquídeas estão crescendo em popularidade, pois seu tamanho diminuto as torna ideais para o cultivador doméstico que se preocupa com o espaço.

Como essas orquídeas são menores do que a média das orquídeas, você deve estar se perguntando sobre como cuidar delas, especificamente como os cuidados com as mini orquídeas diferem das orquídeas de tamanho padrão.

Portanto, continue lendo este artigo e aprenda a cuidar dessas versões menores de orquídeas.

Vamos lá?!

Tipos de mini orquídeas

Existem centenas de tipos diferentes de mini orquídeas, mas normalmente você só conseguirá encontrar algumas delas em lojas de jardinagem.

Entretanto, cuidado pois alguns nomes descrevem uma espécie de orquídea, enquanto outros são apenas um nome genérico para uma mini orquídea.

Então, ao comprar uma mini orquídea em uma loja de jardinagem, pergunte ao proprietário o nome da planta, para saber um pouco mais sobre o que está comprando.

Aqui está uma visão geral das mini orquídeas mais populares que existem:

  • A orquídea Drácula é uma das espécies mais marcantes que existe. Sua forma geométrica delicada e cores escuras deslumbrantes a fazem se destacar como uma flor esteticamente agradável.
  • As orquídeas Pleurothallis não têm o formato médio de uma orquídea. São lindas flores que podem crescer dezenas ou até centenas de flores de uma só vez, para um arranjo particularmente impressionante.
  • As orquídeas Lepanthes são mini orquídeas encontradas naturalmente na natureza. Eles exibem belas flores amarelas e laranja.
  • Uma orquídea Platystele é uma das menores que você pode encontrar. Suas flores são tão pequenas que são difíceis de observar a olho nu e são tão finas que a luz atravessa elas.
  • As orquídeas Masdevallia são finas e de aspecto assustador, com suas flores pontiagudas e alongadas. Uma peça verdadeiramente notável para o seu jardim!

Ideias para plantação de mini Orquídeas

Graças ao seu tamanho menor, as mini orquídeas oferecem uma ampla gama de opções versáteis de decoração para casa. Confira nossas nove melhores ideias de decoração com mini orquídeas retiradas do Pinterest.

Para a área de trabalho

Esta sugestão de decoração ilumina um espaço de escritório com suas belas flores e vasos coloridos divertidos.

Para mesa de centro

Sua mesa de centro nunca mais será a mesma com este arranjo, pois captará a atenção de qualquer pessoa que entrar na sua sala de estar.

Para banheiro ou cozinha

Este arranjo em vaso de vidro dará ao ambiente uma sensação ainda mais exótica e elegante.

Para evento social em sua casa

Embora você não deva deixar suas mini orquídeas do lado de fora por muito tempo, elas podem ser a decoração externa temporária perfeita para uma festa ou reunião.

Para sua estante de livros

Seus livros certamente não se importarão em compartilhar seu espaço de prateleira com uma companheira tão pequena e bonita.

Mini Orquídea no Vaso

A melhor mistura de envasamento para uma mini orquídea é o musgo esfagno, que é facilmente encontrado em qualquer loja de jardinagem.

Evite usar a mesma mistura à base de casca que você usaria para uma orquídea normal, pois o volume dos pedaços de casca é inadequado para o tamanho da mini orquídea.

Lembre-se de que as mini orquídeas são pequenas e tudo ao seu redor também precisa ser.

Use potes menores, cobertura morta para vasos de grãos menores e quantidades menores de água com eles, e eles vão prosperar.

A seguir proceda com cuidados necessários para que suas mini orquídeas se desenvolvam bem em um vaso.

Cuidados com Mini Orquídeas

As mini orquídeas exigem alguns cuidados específicos para se desenvolverem de forma saudável, portanto confira a seguir quais são estes cuidados:

1- Rega

O tamanho pequeno do vaso de mini orquídeas significa que o envasamento deve ser verificado diariamente para secar.

2- Fertilizante

Tenha cuidado para não queimar as raízes pequenas. A cada duas semanas, use um fertilizante balanceado, reduzindo a dosagem em 50%. Nunca molhe uma mini orquídea com fertilizante por mais de 60 segundos.

3- Replante de Orquídea

Escolha o vaso e o tamanho da partícula do envasamento de acordo com o tamanho das raízes da orquídea.

4- Florescimento

Evite rega inconsistente. Cuide para que a orquídea receba luz suficiente e temperaturas adequadas.