Orquídea em tronco de árvore – Como cultivar?

Orquídea em tronco de árvore – Como cultivar?

A maioria das pessoas só vê orquídeas crescendo em vasos, mas na natureza, a maioria delas cresce em tronco de árvores.

Então, o que você precisa saber para aprender a cultivar orquídea em tronco de árvore? Para saber a resposta, continue lendo, este artigo e confira.

Vamos lá?!

Tipos de orquídea no tronco

De acordo com a arborista Donna Torrey certificada pela LIAF, as orquídeas do tipo epífitas podem crescer em troncos de árvores. Elas simplesmente usam árvores como âncoras onde as condições certas de luz e umidade são atendidas.

Elas se prendem às árvores, mas não penetram na casca (que é a marca de um parasita). As melhores árvores para orquídeas são aquelas com casca de boa textura. Isso dá à semente um lugar para se aninhar e ser protegida enquanto germina e cresce.

Se você tem muitas árvores, especialmente aquelas com uma casca bonita (até mesmo em vasos em um pátio), você pode anexar uma orquídea a elas. Antes de fazer isso, porém, você precisa saber que tipo de orquídea você tem e o que ela prefere: sombra total, sombra parcial ou sol pleno.

A maioria das orquídeas que você compra na loja será Phalaenopsis ou Dendrobium; Phals prefere a sombra e Dens prefere mais sol. Oncidiums precisam de sombra, e Vandas e Cattleyas mais sol.

Seja um bom observador. Nesse caso, dê uma boa olhada na árvore na qual deseja montar sua orquídea. Determine que tipo de sol ele recebe; recebe sol da manhã ou da tarde, o dia todo ou parte do dia? A árvore é caducifólia ou perene? Todos esses fatores influenciarão sua decisão sobre qual orquídea colocar onde.

Saiba mais sobre as orquideas, leia nosso artigo Orquideas 5 coisas que você não pode fazer com elas

Orquídeas no coqueiro

Você sabia que é possível plantar orquídeas em casca de coco?

Hoje vou mostrar a maneira mais fácil e saudável de plantar orquídeas usando casca e casca de coco.

• A primeira coisa que precisamos é de casca de coco;

• Cobre ou outros fios. Vamos usar isso para segurar e prender a casca e a casca do coco;

• Pegue as orquídeas jovens e recém-cortadas;

• Basta remover a casca do coco da casca e transformá-la em pequenos pedaços;

• Coloque as orquídeas na casca e prenda com um pedaço de arame. O coco atua como absorvente de água. Muito confortável para as raízes das orquídeas;

• Vou combinar cada uma das cascas de coco com o fio de cobre;

• E agora coloque as orquídeas no centro da casca do coco e feche;

• Prenda a casca do coco e coloque uma tipoia para pendurá-la usando o fio de cobre;

• Coloque-o em qualquer lugar do seu quintal.

Como cuidar das orquídeas em tronco de árvore?

Para cultivar orquídea em tronco de árvore, primeiro você deve encontrar uma árvore com casca áspera. Carvalho, cipreste, botoeira, mogno, certas palmeiras e muitas árvores não nativas são ideais. Evite árvores com casca descascada, como o limbo gumbo, ou árvores muito sentimentais, como a azeitona preta.

Remova a orquídea que logo ficará livre de seu vaso, que geralmente não fornece drenagem – uma condição prejudicial para essas epífitas. Não tenha medo de examinar as raízes de perto e remover qualquer raiz marrom e morta com uma tesoura limpa.

Escolha o lado da árvore que tem líquen. Eles podem aparecer como aglomerados pequenos e espessos ou tão planos quanto tinta, mas o líquen indica um bom microclima para orquídeas.

Orquídeas na terra

As orquídeas terrestres podem ser cultivadas no solo, embora se saiam muito melhor em um meio à base de musgo de turfa. Essas variedades – que incluem orquídeas joias (Ludisia spp.), Orquídeas spray (Cymbidium spp.)

E orquídeas terrestres (Spathoglottis spp.) – são mais fáceis de cultivar externamente do que epífitas. Eles podem ser plantados diretamente no solo, mas apenas se seu clima puder apoiá-los. Se você decidir cultivá-los em seu jardim, misturar turfa com o solo lhes dará uma chance melhor de sobrevivência.