# Quando florescem as orquídeas?
Você fez um ótimo trabalho mantendo suas orquídeas fortes e saudáveis. Mas agora que sua orquídea acabou de florescer, você deve estar se perguntando quando as flores vão voltar.
O outono é na verdade a melhor época para sua orquídea florescer naturalmente porque as temperaturas mais baixas podem desencadear o processo. E com um pouco de persuasão, você pode garantir que sua orquídea volte a florescer.
Se sua orquídea para de produzir flores, ela não está morta; está dormente. Esse período de dormência durará de seis a nove meses.
Durante este tempo, sua planta descansará e repor os nutrientes gastos durante a floração. Ele está aproveitando a energia de que precisa para voltar a florescer.
Quando sua orquídea parar de florescer, comece a fertilizá-la a cada duas semanas com um fertilizante balanceado para plantas domésticas (20-20-20) misturado com metade da concentração.
# Solo de pedra para plantar orquídea
Confira agora o passo a passo para plantar orquídea na brita. Vou vai precisar de um vaso de plástico ou de barro com furos, brita, um pedaço pequeno de madeira e por fim a muda da orquídea.
1- Coloque o pedaço de madeira em pé na lateral do vaso;
2- Coloque um pouco de brita no fundo do vaso;
3- Coloque a muda da orquídea bem perto do pedaço de madeira;
4- Por fim, complete com mais brita no vaso.
# Orquídeas Aéreas
As raízes aéreas das orquídeas não são tão incomuns. Mas talvez o termo possa não ser familiar para você.
Logo, se você alguma vez notar que algumas das raízes de sua orquídea começam a crescer ou se enlaçar acima da superfície do meio de cultivo, então sua orquídea tem raízes aéreas.
Se as raízes aéreas de sua orquídea são firmes e brancas, elas são saudáveis. Você não precisa fazer nada. Este é um comportamento normal.
Em ambientes com baixa umidade, as raízes aéreas podem amarelar e murchar. Se isso ocorrer, passe irrigar mais vezes ao dia a orquídea e suas raízes.
# Plantação em Estufa
Para cultivar orquídeas em uma estufa, você precisará de alta umidade, temperaturas amenas, temperaturas noturnas mais frias e boa circulação de ar.
A quantidade de luz necessária varia de acordo com a variedade (gênero) de orquídea; o mais comum - Phalaenopsis - orquídeas requerem pouca luz.
Gostaria de saber mais sobre orquideas? Leia nosso artigo Como fazer mudas de orquideas (opens new window)
# 5 erros que você não deve cometer com suas orquídeas se quiser que elas vivam
# 1. Exposição a muita luz solar
É sabido que as orquídeas são plantas que adoram sombra e não as deve expor ao sol. O dano a uma orquídea é enorme quando exposta diretamente sob o sol forte no verão quente.
# 2. Rega excessiva
Um erro que os orquidófilos iniciantes costumam cometer é a rega excessiva. Os iniciantes podem ser muito entusiasmados em termos de regar demais suas plantas.
# 3. Umidade Insuficiente
Quase todas as orquídeas precisam de alta umidade, logo se não houver umidade suficiente no ambiente onde ela está sendo cultiva, alguns prejuízos graves podem ser ocasionados a sua orquídea.
# 4. Desequilíbrio de calor, umidade, luz e fluxo de ar
É necessário haver um equilíbrio entre umidade, calor e luz para alcançar uma cultura satisfatória. Logo, se o ambiente de cultivo das orquídeas estiver desequilibrado é preciso de algumas melhorias.
# 5. Plantar orquídeas em materiais de envasamento incorretos
Usar solo para cultivar orquídeas é um erro cometido por iniciantes que pode matar as plantas.
Materiais de plantio para orquídeas não são o mesmo que materiais de plantio para plantas domésticas. Eles devem drenar rapidamente e permitir uma boa circulação de ar nas raízes.
Os aquaristas experientes geralmente usam uma variedade de materiais, como lascas de cascas, musgo spaghnum, cascas de coco e isopor para substituir o solo de envasamento.