A maioria das pessoas só vê orquídeas crescendo em vasos, mas na natureza, a maioria delas cresce em tronco de árvores.
Então, o que você precisa saber para aprender a cultivar orquídea em tronco de árvore? Para saber a resposta, continue lendo, este artigo e confira.
Vamos lá?!
# Tipos de orquídea no tronco
De acordo com a arborista Donna Torrey certificada pela LIAF, as orquídeas do tipo epífitas podem crescer em troncos de árvores. Elas simplesmente usam árvores como âncoras onde as condições certas de luz e umidade são atendidas.
Elas se prendem às árvores, mas não penetram na casca (que é a marca de um parasita). As melhores árvores para orquídeas são aquelas com casca de boa textura. Isso dá à semente um lugar para se aninhar e ser protegida enquanto germina e cresce.
Se você tem muitas árvores, especialmente aquelas com uma casca bonita (até mesmo em vasos em um pátio), você pode anexar uma orquídea a elas. Antes de fazer isso, porém, você precisa saber que tipo de orquídea você tem e o que ela prefere: sombra total, sombra parcial ou sol pleno.
A maioria das orquídeas que você compra na loja será Phalaenopsis ou Dendrobium; Phals prefere a sombra e Dens prefere mais sol. Oncidiums precisam de sombra, e Vandas e Cattleyas mais sol.
Seja um bom observador. Nesse caso, dê uma boa olhada na árvore na qual deseja montar sua orquídea. Determine que tipo de sol ele recebe; recebe sol da manhã ou da tarde, o dia todo ou parte do dia? A árvore é caducifólia ou perene? Todos esses fatores influenciarão sua decisão sobre qual orquídea colocar onde.
Saiba mais sobre as orquideas, leia nosso artigo Orquideas 5 coisas que você não pode fazer com elas (opens new window)
# Orquídeas no coqueiro
Você sabia que é possível plantar orquídeas em casca de coco?
Hoje vou mostrar a maneira mais fácil e saudável de plantar orquídeas usando casca e casca de coco.
• A primeira coisa que precisamos é de casca de coco;
• Cobre ou outros fios. Vamos usar isso para segurar e prender a casca e a casca do coco;
• Pegue as orquídeas jovens e recém-cortadas;
• Basta remover a casca do coco da casca e transformá-la em pequenos pedaços;
• Coloque as orquídeas na casca e prenda com um pedaço de arame. O coco atua como absorvente de água. Muito confortável para as raízes das orquídeas;
• Vou combinar cada uma das cascas de coco com o fio de cobre;
• E agora coloque as orquídeas no centro da casca do coco e feche;
• Prenda a casca do coco e coloque uma tipoia para pendurá-la usando o fio de cobre;
• Coloque-o em qualquer lugar do seu quintal.
# Como cuidar das orquídeas em tronco de árvore?
Para cultivar orquídea em tronco de árvore, primeiro você deve encontrar uma árvore com casca áspera. Carvalho, cipreste, botoeira, mogno, certas palmeiras e muitas árvores não nativas são ideais. Evite árvores com casca descascada, como o limbo gumbo, ou árvores muito sentimentais, como a azeitona preta.
Remova a orquídea que logo ficará livre de seu vaso, que geralmente não fornece drenagem - uma condição prejudicial para essas epífitas. Não tenha medo de examinar as raízes de perto e remover qualquer raiz marrom e morta com uma tesoura limpa.
Escolha o lado da árvore que tem líquen. Eles podem aparecer como aglomerados pequenos e espessos ou tão planos quanto tinta, mas o líquen indica um bom microclima para orquídeas.
# Orquídeas na terra
As orquídeas terrestres podem ser cultivadas no solo, embora se saiam muito melhor em um meio à base de musgo de turfa. Essas variedades - que incluem orquídeas joias (Ludisia spp.), Orquídeas spray (Cymbidium spp.)
E orquídeas terrestres (Spathoglottis spp.) - são mais fáceis de cultivar externamente do que epífitas. Eles podem ser plantados diretamente no solo, mas apenas se seu clima puder apoiá-los. Se você decidir cultivá-los em seu jardim, misturar turfa com o solo lhes dará uma chance melhor de sobrevivência.