5 ideias para um lindo jardim em paletes

Viver no centro da cidade, rodeado de prédios e concretos, te afasta do contato com a natureza. Uma forma de minimizar isso é construindo jardins dentro da sua casa ou apartamento. Para isso, trouxemo ...

5 ideias para um lindo jardim em paletes

Viver no centro da cidade, rodeado de prédios e concretos, te afasta do contato com a natureza. Uma forma de minimizar isso é construindo jardins dentro da sua casa ou apartamento. Para isso, trouxemos 5 ideias para um lindo jardim em paletes.

Além de ser um material fácil de achar, decorar ou construir um ambiente com palete (opens new window) dá um ar rústico, e você ainda reciclar um material, que provavelmente, após o seu uso seria descartada de forma incorreta.

Portanto, vamos às dicas que irão de inspirar a construir um espaço florido e aconchegante.

# 5 ideia para um lindo jardim em paletes

Seja na cozinha ou em qualquer outro ambiente da sua residência, os jardins tornam o ambiente mais vivo e refrescante, e podem se tornar até uma terapia ocupacional, principalmente em períodos de pandemia e quarentena, contexto vivenciado atualmente.

Sendo assim, existem uma infinidade de maneiras de montar o seu jardim, como por exemplo:

# Construa o seu jardim vertical

A varanda é um ótimo local para instalar o seu jardim em paletes.

A varanda é um ótimo local para instalar o seu jardim em paletes.

A primeira dicas das nossas 5 ideias para um lindo jardim em paletes, é construir o seu jardim na vertical.

Para tanto, você pode e deve pensar naquela sua parede sem graça, sem quadro e sem nenhuma decoração. E não importa onde essa parede esteja, contanto que esse espaço receba alguns raios de sol.

Pensando nesses fatores primordiais para a manutenção do crescimento da planta , e visualizando o ambiente em que você quer instalar o seu jardim em paletes, o ideal a se fazer é escolher o tipo de planta que se adeque às suas condições.

Por exemplo, se o seu jardim vertical ficar em um ambiente de pouco sol, opte com espécies que se dão bem com essa condição.

# Jardim mini na vertical

Jardim de mini cactos.

Jardim de mini cactos.

Quem é fã de cactáceas sabe que existem várias espécies de cactos, com especificidades diferentes, como por exemplo mini cactos.

Os mini cactos são ótimos para ambiente internos, e espaços com pouca luz, já que seu porte é pequeno, e algumas poucas horas de luz já resolvem a sua fotossíntese.

Então, que tal construir um jardim em paletes de mini cactos?

# Variedade de espécies

Variedade de flores deixam o seu jardim em paletes mais bonitos e cheirosos.

Variedade de flores deixam o seu jardim em paletes mais bonitos e cheirosos.

Como já mencionamos anteriormente, cultivar em um mesmo espaços plantas de diferentes espécies (opens new window) pode auxiliar você a repelir possíveis pragas ao cultivo.

Pensando nisso, e trazendo essa ideia para o contexto deste texto, é válido pensar em construir um jardim em paletes com diferentes espécies de flores, por exemplo. Além de deixar o seu jardim lindo, vai trazer para a sua casa uma série de aromas.

# Plante temperos

Cultive temperos na sua cozinha.

Cultive temperos na sua cozinha.

Se você costuma fazer suas compras de mantimentos em supermercados, sabe do dilema do total a ser pago. Isso porque comprar produtos nesses sistemas são sempre muito caro se o nosso objetivo é comer bem.

Pensando nisso, uma forma diminuir um pouco os gastos é investir no cultivo de temperos. Então, porque não criar um jardim em paletes de tempero (opens new window)?

Esse tipo de jardim é ideal para ser mantido na cozinha. Isso porque se torna mais prático a colheita das plantas no momento exato da sua necessidade, tornando o condimento mais fresco e saboroso.

# Jardim de divisória

Jardins são ótimos divisores de espaço

Jardins são ótimos divisores de espaço

Quem mora em apartamento vive um dilema de como separar os espaços. Isso porque nos apartamentos o estilo da cozinha é americana, em que a sala é um consórcio com a cozinha.

Uma boa ideia para realizar essa divisão de espaços é construir estantes de paletes, e nela instalar um jardim em paletes.

Aqui vale a nossa dica de pensar em plantas que se adeque a sua ambiente, e não sofram com as condições da sua casa.

# Jardins de pallets

https://www.youtube.com/embed/T2FJL5FSlAE

# Considerações Finais

Criar um jardim em paletes em espaços pequenos é um desafio. Mas esse desafio é no sentido de ter inúmeras ideias e não saber qual escolher, já que todas são atrativas esteticamente.

Mas para amenizar o seu momento de escolha leve em consideração sempre o local onde você pretende instalar o seu jardim em paletes,  observando a quantidade de luz disponível para a planta.